É quase impossível conhecer alguém que navegue na internet e que ainda não utilizou uma ferramenta da Google: site de busca, Gmail, calendário, agenda, blog, YouTube e outros. O mais interessante e intrigante é o fato desses serviços serem oferecidos ao grande público gratuitamente. Mas aí é que entra o questionamento: Como a Google consegue ganhar dinheiro e ser a marca mais valiosa do planeta* ?
A resposta é simples: de clique em clique. As duas palavras-chaves para definir o segredo por trás de um dos maiores impérios tecnológicos da internet é: anúncios e relevância. O seu faturamento vem da exibição de anúncios de contexto sobre assuntos relacionados à sua busca.
Numa hipotética pesquisa digitamos “floricultura” na página de buscas e na página de resultados aparecerá uma lista com uma série de floriculturas. O que ocorre é que nas primeiras informações dessa página bem como os destaques da coluna da direita são informações que aparecem por estarem relacionadas e terem relevancia com a pesquisa e estes anúncios em destaque são pagos.
Os anúncios de contexto além de serem exibidos nos resultados de pesquisas, também estarão presentes em outros espaços de aplicativos da Google: nos vídeos do YouTube, na conta do Gmail e mesmo em aplicativos para smartphones. Simples e basta clicar para ser direcionado para o site do anunciante. Existe também o programa Google AdSense (uma ferramenta para os donos de sites e blogs terem uma fonte de renda alternativa).
Essa tecnologia de anúncio e relevância, tem alavancado somente em 2010 um faturamento que chegou à casa dos US$ 20 bilhões, com lucro líquido médio de US$ 2 bilhões a cada trimestre.
*Segundo o instituto de pesquisa BrandZ
Fonte de pesquisa - www.tecmundo.com.br
0 comentários:
Postar um comentário